Reflexões de Mesa de Bar

A alcunha "Diegopédia" foi me dada pelo meu colega João Paulo Coêlho à época da faculdade por minha mania de emitir opinião sobre quase tudo que havia na face da terra. Este humilde Blog foi fundado em 2008 com propósitos lúdicos de opinião e hoje, ocupa em minha vida um espaço de compartilhamento de críticas e ideias em minha empreitada contra o pensamento e contra às ações elitistas tão comuns na nossa sociedade tupiniquim. E expressão "Esquerda Feijoada" criei por necessidade de diferenciar a proposta de esquerda que defendo em minha vida. Esta proposta é de uma esquerda com os trabalhadores, dos trabalhadores e para os trabalhadores. Aqui, refiro-me, em especial, aos trabalhadores do país inteiro que saem todos os dias dos mercados públicos, comem sua feijoada (autêntica comida brasileira criada pelos escravos) e saem para seus postos de trabalho lutar por mais um dia. Não milito por esquerdas de elite que vivem de discurso. Milito pela esquerda do povão, do trabalhador que não esquece que é trabalhador e que luta por uma sociedade mais justa com distribuição da riqueza. Eu milito pela "Esquerda Feijoada" e que pese na barriga das elites a digestão destas lutas!

TVPÉDIA - Vídeos Que Você Não Verá na Mídia Convencional.

Esta seção do Blog Diegopédia destina-se a apresentar vídeos (longos e curtos) para subsidiar com qualidade a formação de debates. Evidentemente que este Blog parte da honestidade científica de não se reivindicar neutro; muito pelo contrário, as opiniões aqui expressas e o expoentes aqui reivindicados estão situadas (os) à esquerda na formação do pensamento e das ações. Aproveitem, vejam os vídeos e tirem suas próprias conclusões.

01. Este primeiro vídeo trata-se de fala do jornalista Paulo Henrique Amorim, "Mídia e Poder no Brasil", sobre o poder de manipulação das Organizações Globo no 8º Congresso do SINPRO ABC - Dia 16 e 17 de maio de 2014.







02. O sociólogo português Boaventura de Sousa Santos participou da conferência "As epistemologias do Sul e as ciências sociais do futuro", no início do segundo semestre letivo de 2014. O evento fez parte das comemorações dos 80 anos da UFRGS.




03. Democracia na História 

Ciclo de Palestras

Local: Biblioteca Mario de Andrade (USP)

Quando falamos de democracia pensamos sobretudo em um regime que reconhece e garante a liberdade em três aspectos: a civil, a política e a social. A consolidação desses aspectos é a expressão da completa efetivação de um regime político baseado na liberdade. A busca por esse ideal foi a inspiração para os mais recentes movimentos de revindicação de direitos sociais ocorridos no Brasil. Com o intuito de contribuir para o debate sobre o tema, a Biblioteca Mário de Andrade oferece um ciclo de palestras que tem por objetivo estabelecer uma reflexão sobre os recentes acontecimentos políticos do país e os possíveis caminhos a percorrer ao longo do processo de disputa de poderes.


Boaventura de Sousa Santos



Nenhum comentário: