Caros leitores, em virtude da data do Dia dos Namorados estar se aproximando, o Diegopépia procurou algumas das versões sobre a origem desse dia tão especial para os amantes do mundo todo. Segue abaixo uma das versões:
As comemorações dos Dias dos Namorados possuem várias explicações possíveis, baseada na tradição cristã, romana e pagã. A Igreja Católica reconhece três santos com o nome de Valentim, mas o santo dos namorados parece ter vivido em Roma, onde os casais celebram seu dia, em 14 de fevereiro.
Valentim era um sacerdote cristão contemporâneo do imperador, que queria constituir um exército romano grande e forte, mas não conseguiu atrair muitos soldados, porque os homens não se dispunham a abandonar as suas mulheres e famílias e partirem para a guerra. Assim, o imperador proibiu os casamentos entre jovens e Valentim, revoltado, resolve realizar casamentos secretos. Quando foi descoberto, foi preso, torturado e decapitado a 14 de Fevereiro.
Na Roma Antiga, a data era celebrada em 15 de Fevereiro (que, no calendário romano, coincidia aproximadamente com o início da Primavera) no festival Os Lupercalia. Na véspera desse dia, eram colocados em recipientes pedaços de papel com o nome das raparigas romanas. Cada rapaz retirava um nome, e essa rapariga seria a sua namorada durante o festival (ou, eventualmente, durante o ano que se seguia).
O Dia dos Namorados começou a ser celebrado no século III, após a morte do sacerdote S. Valentim. Na época, o imperador de Roma, Cláudio II, queria que os homens se alistassem como voluntários para a guerra, mas em função da família e dos filhos, o número de alistamento era muito baixo. Somente os solteiros se dispunham a morrer em combate. Observando isso, o imperador decretou uma lei que proibia os homens de se casarem, sob pena de morte para quem descumprisse a ordem.
Os jovens namorados ficaram revoltados com a determinação de Cláudio. Além dos enamorados, o sacerdote Valentim também não concordava com a imposição do imperador romano e resolveu celebrar os casamentos clandestinamente. As cerimônias eram realizadas em salas com pouca iluminação, para não chamar atenção dos guardas romanos. Numa determinada noite, os soldados surpreenderam o sacerdote durante a celebração de um casamento. Os noivos conseguiram escapar, mas Valentim foi preso e condenado à morte.
Durante os dias, em que esteve aprisionado, vários apaixonados passavam pela janela da cela do sacerdote e jogavam flores e mensagens dizendo acreditar no poder do amor. Uma das jovens era filha do carcereiro e conseguia visitar Valentim. No dia de sua execução, o condenado agradeceu as conversas com a amiga através de uma carta, fazendo com que muitos acreditassem que ele havia se apaixonado pela moça. Essa mensagem teria iniciado a prática dos namorados trocarem mensagens de amor. A execução do sacerdote aconteceu no dia 14 de fevereiro do ano de 269, data em que passou a ser comemorado o Dia dos Namorados.
Com o tempo, o dia 14 de Fevereiro ficou marcado como a data de troca de mensagens amorosas entre namorados, sobretudo em Inglaterra e na França - e, mais tarde, nos Estados Unidos. Neste último país, onde a tradição está mais institucionalizada, os cartões de S. Valentim já eram comercializados no início do século XIX.
Há também quem defenda que o costume de enviar mensagens amorosas neste dia não tem qualquer ligação com o santo, datando da Idade Média, quando se cria que o dia 14 de Fevereiro assinalava o princípio da época de acasalamento das aves.
No Japão existem dois dias dos namorados. O primeiro é 14 de fevereiro, quando as mulheres dão presentes e chocolates para amigos, namorados e afins. E no dia 14 de março é a vez dos homens retribuírem o presente.
No Brasil comemoramos o Valentine's Day como dia dos Namorados, no dia 12 de junho.
fonte:http://www.brasilcultura.com.br/conteudo.php?id=819&menu=115&sub=841
Reflexões de Mesa de Bar
A alcunha "Diegopédia" foi me dada pelo meu colega João Paulo Coêlho à época da faculdade por minha mania de emitir opinião sobre quase tudo que havia na face da terra. Este humilde Blog foi fundado em 2008 com propósitos lúdicos de opinião e hoje, ocupa em minha vida um espaço de compartilhamento de críticas e ideias em minha empreitada contra o pensamento e contra às ações elitistas tão comuns na nossa sociedade tupiniquim. E expressão "Esquerda Feijoada" criei por necessidade de diferenciar a proposta de esquerda que defendo em minha vida. Esta proposta é de uma esquerda com os trabalhadores, dos trabalhadores e para os trabalhadores. Aqui, refiro-me, em especial, aos trabalhadores do país inteiro que saem todos os dias dos mercados públicos, comem sua feijoada (autêntica comida brasileira criada pelos escravos) e saem para seus postos de trabalho lutar por mais um dia. Não milito por esquerdas de elite que vivem de discurso. Milito pela esquerda do povão, do trabalhador que não esquece que é trabalhador e que luta por uma sociedade mais justa com distribuição da riqueza. Eu milito pela "Esquerda Feijoada" e que pese na barriga das elites a digestão destas lutas!
4 comentários:
Que dia é noite???
Bom, cara Marília, o Diegopédia informa que hoje é dia 11 de Junho de 2008 (quarta-feira) e neste exato momento fazem 31ºC nessa cidade.
Tenha um bom dia!
Cara Marília,
Se o Diegopédia entendeu sua pergunta aí vai uma possível resposta:
Como todos sabem, mais de 50% da radiação solar é no infravermelho.
Isso faz com que o Sol seja o inimigo nº. 1 dos sensores de infravermelho passivo. Se seus raios atingirem o sensor, por qualquer dos ângulos de captação do seu leque de lentes, ele faz disparar o alarme.
Isso, todo o mundo sabe. O que todos também devem saber, mas não levam em consideração na hora de posicionar o sensor é que apesar de o Sol ser (para nós) um ponto fixo no espaço, a Terra se movimenta e faz com que os raios solares nos atinjam por diferentes ângulos a cada dia.
É uma alteração lenta, quase imperceptível, mas muito significativa num período de apenas 6 meses.
De 21 de Junho a 21 de Dezembro o ângulo de incidência dos seus raios se modifica 47º no sentido Norte/Sul.
Essa modificação no ângulo de incidência se deve ao movimento de oscilação da terra em sua translação ao redor do Sol, o que determina as 4 estações do ano: Primavera, Verão, Outono e Inverno.
No início do Outono, 20 de março, e no início da Primavera, 23 de setembro, no hemisfério Sul, a terra se encontra numa posição perpendicular em relação ao seu eixo imaginário que a atravessa de Norte a Sul
Isso faz com que os raios solares sejam perpendiculares a terra e o dia e a noite tenha exatamente a mesma duração, 12 horas. Daí o nome dado a essas datas de Equinócio.
Todavia, devido ao tamanho da Terra e a uma ilusão de ótica, nós vemos o Sol em cima de nós e não na nossa frente
adaptado de:
http://www.faccin.com.br/artigos-faccin/pegadinhas-sol.html
Ou seja, Marília, no Equinócio, o dia é noite, e essa é uma das explicações pra o dia ser noite!!
Em breve o Diegopédia procurará novas explicações pare esse enigma!!
eu já ouvi tanto falar que essa data era puramente comercial e que foi instituída nos estados unidos depois de uma cordo entre os comerciários.
Postar um comentário