Reflexões de Mesa de Bar

A alcunha "Diegopédia" foi me dada pelo meu colega João Paulo Coêlho à época da faculdade por minha mania de emitir opinião sobre quase tudo que havia na face da terra. Este humilde Blog foi fundado em 2008 com propósitos lúdicos de opinião e hoje, ocupa em minha vida um espaço de compartilhamento de críticas e ideias em minha empreitada contra o pensamento e contra às ações elitistas tão comuns na nossa sociedade tupiniquim. E expressão "Esquerda Feijoada" criei por necessidade de diferenciar a proposta de esquerda que defendo em minha vida. Esta proposta é de uma esquerda com os trabalhadores, dos trabalhadores e para os trabalhadores. Aqui, refiro-me, em especial, aos trabalhadores do país inteiro que saem todos os dias dos mercados públicos, comem sua feijoada (autêntica comida brasileira criada pelos escravos) e saem para seus postos de trabalho lutar por mais um dia. Não milito por esquerdas de elite que vivem de discurso. Milito pela esquerda do povão, do trabalhador que não esquece que é trabalhador e que luta por uma sociedade mais justa com distribuição da riqueza. Eu milito pela "Esquerda Feijoada" e que pese na barriga das elites a digestão destas lutas!

sábado, 11 de dezembro de 2010

Reflexão Interessante!

Meu colega da Psicologia faz a seguinte viagem videológica e recomendo a reflexão. Com certeza uma primeira obra de muitas que virão para acrescentar:

http://www.youtube.com/watch?v=p_74fOfQWMM

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Ah Fortaleza! Minha Adorada Cidade de Marmotas!

Sim, Fortaleza! Cidade tão cantada por monstros da música popular como Belchior, Fagner, Ednardo e outros! Cidade linda e turística! Segundo a nossa atual prefeita filósofa de tendências urbanísticas estéticas: Fortaleza Bela! Ah essa cidade! Cidade de coisas muito engraçadas e sui generis. Assim como existem coisas que só acontecem com o Botafogo, existem coisas que só existem em Fortaleza. Por vezes, são coisas tão originais de um jeito que, o único conceito epistemológico cabível, é Marmota. Pra quem não é cearense, explico: marmota (além do animal muito peculiar) também é uma palavra usada para dizer que algo é tão exoticamente diferente que choca! Minha cidade tem dessas coisas. Aliás, outras pessoas já falaram dessas coisas antes, mas é que tenho uma mania de não deixar de me espantar com essas particularidades da capital alencarina. Ora, pra não estender a missa, vos digo: essa cidade é a única que eu conheço que tem um semáforo em baixo de um viaduto, tem semáforo em uma rotatória, o Instituto Médico Legal (IML) fica de frente pro mar (afinal, mortos com vista pro mar é sempre legal); no maior hospital de trauma do nordeste, o IJF o heliporto não funciona e o helicóptero tem que pousar em uma praça ao lado. Na verdade, o doente corre risco de morrer no caminho da praça para o hospital, pois pode pegar um congestionamento (muito diferente!). Ah! Como esquecer que os habitantes de Fortaleza constroem Shoppings Centers em cima do mangue (o Iguatemi), ocupam as dunas, fazem paredão de prédios na orla da praia, constroem um metrô em que o trecho subterrâneo é bem pequeno e ele já faz uns 10 anos que não termina; construímos uma avenida que é um aborto arquitetônico da engenharia de transito (a Av. Washington Soares)que todo mês tem que ser repensada se coloca-se ou não outro semáforo; colocamos semáforo na única via expressa da cidade; nossa polícia tem carros Hilux super equipados com ar condicionado e tudo, mas os policiais afirmam não ter treinamento para usar tais veículos em situação de risco; Ah! Nós não preservamos nosso patrimônio histórico, pois não há centro histórico na cidade, as praças eu não quero nem falar; Ah! Somos uma das primeiras cidades do Brasil em numero de carros importados! Ah! Cidade fascinante! A praia de Iracema, tão cantada pelos boêmios, não é mais freqüentada; temos um parque das crianças em que pouco se vê crianças brincando! Ah Fortaleza! Não me canso de estranhar e ainda sim gosto dessa cidade. Só não quero esquecer, porque a população adora esquecer. Eu tenho uma super teoria que as pessoas esquecem pra não lembrar! (genial, não?) Por isso continuo lembrando...

domingo, 16 de maio de 2010

Silogismos Famosos da Existência: porque a lógica possibilita construções interessantes

Eis aqui alguns silogismos que recebi há um certo tempo de uma colega via e-mail que denotam bem como a lógica pode ser usada para construções interessantes e, inclusive, essas construções apontam na direção que nem tudo que é lógico é tão lógico assim, que a lógica tem seus formalismos e podemos usá-los para o que quisermos; bem como o pensamento racional (supostamente lógico) não responde à todas as questões. Bom, não conheço a autoria de nenhum destes silogismos, mas o importante é que as mensagens trazem questões para pensar:

Silogismo 1
Deus ajuda quem cedo madruga
Quem cedo madruga, dorme à tarde...
Quem dorme à tarde, não dorme à noite...
Quem não dorme à noite, vai pra balada!!!!!!!
Conclusão: Deus ajuda quem vai pra balada!!!!!!

Silogismo 2
Deus é amor.
O amor é cego.
Steve Wonder é cego.
Logo, Steve Wonder é Deus.

Silogismo 3
Disseram-me que eu sou ninguém.
Ninguém é perfeito.
Logo, eu sou perfeito.
Mas só Deus é perfeito.
Portanto, eu sou Deus.
Se Steve Wonder é Deus, eu sou Steve Wonder!!!!
Meu Deus, eu sou cego!!!

Silogismo 4
Imagine um pedaço de queijo suíço, daqueles bem cheios de buracos.
Quanto mais queijo, mais buracos.
Cada buraco ocupa o lugar em que haveria queijo.
Assim, quanto mais buracos, menos queijo.
Quanto mais queijos mais buracos, e quanto mais buracos,menos queijo.
Logo, quanto
mais queijo, menos queijo.

Silogismo 5
Toda regra tem exceção.
Isto é uma regra.
Logo, deveria ter exceção.
Portanto, nem toda regra tem exceção.

Silogismo 6
Existem biscoitos feitos de água e sal.
O mar é feito de água e sal.
Logo, o mar é um biscoitão.

Silogismo 7
Quando bebemos, ficamos bêbados.
Quando estamos bêbados, dormimos.
Quando dormimos, não cometemos pecados.
Quando não cometemos pecados, vamos para o Céu.
Então, vamos beber para ir pro Céu!

Silogismo 8
Hoje em dia, os trabalhadores não têm tempo pra nada.
Já os vagabundos... Têm todo o tempo do mundo.
Tempo é dinheiro.
Logo, os vagabundos têm mais dinheiro do que os trabalhadores.

sábado, 3 de abril de 2010

Letras e Protestos: porque aceitar a opressão é uma merda! Parte II

Até Quando Esperar

Plebe Rude
Composição: André X/Gutje/Philippe Seabra

Não é nossa culpa
Nascemos já com uma bênção
Mas isso não é desculpa
Pela má distribuição

Com tanta riqueza por aí, onde é que está
Cadê sua fração
Com tanta riqueza por aí, onde é que está
Cadê sua fração

Até quando esperar

E cadê a esmola que nós damos
Sem perceber que aquele abençoado
Poderia ter sido você
Com tanta riqueza por aí, onde é que está
Cadê sua fração
Com tanta riqueza por aí, onde é que está
Cadê sua fração

Até quando esperar a plebe ajoelhar
Esperando a ajuda de Deus
Até quando esperar a plebe ajoelhar
Esperando a ajuda de Deus

Posso
Vigiar teu carro
Te pedir trocados
Engraxar seus sapatos
Posso
Vigiar teu carro
Te pedir trocados
Engraxar seus sapatos

Sei
Não é nossa culpa
Nascemos já com uma bênção
Mas isso não é desculpa
Pela má distribuição
Com tanta riqueza por aí, onde é que está
Cadê sua fração
Com tanta riqueza por aí, onde é que está
Cadê sua fração
Até quando esperar
A plebe ajoelhar
Até quando esperar
A plebe ajoelhar
Esperando a ajuda do divino Deus

Letras e Protestos: porque aceitar a opressão é uma merda

Apenas para despertar alguns questionamentos...

Nos Barracos da Cidade

Gilberto Gil
Composição: Liminha e Gilberto Gil

Nos barracos da cidade
Ninguém mais tem ilusão
No poder da autoridade
De tomar a decisão
E o poder da autoridade, se pode, não faz questão
Mas se faz questão, não
Consegue
Enfrentar o tubarão

Ôôô , ôô
Gente estúpida
Ôôô , ôô
Gente hipócrita

E o governador promete,
Mas o sistema diz não
Os lucros são muito grandes,
Grandes... ie, ie
E ninguém quer abrir mão, não
Mesmo uma pequena parte
Já seria a solução
Mas a usura dessa gente
Já virou um aleijão

Ôôô , ôô
Gente estúpida
Ôôô , ôô
Gente hipócrita

Ôôô , ôô
Gente estúpida
Ôôô , ôô
Gente hipócrita
Ôôô , ôô
Gente estúpida
Ôôô , ôô
Gente hipócrita

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

De Processos Revolucionários Cotidianos e Ações Incovenientes



Ora, certo dia, passeando pelas ruas do centro da cidade me deparei com várias plaquinhas nas lojas com o seguinte dizer: "FECHADO PARA BALANÇO". Sempre em letras garrafais e rudes afirmando que aquele estabelecimento não estava disponível para que minha existência pudesse adentrá-lo. Na época, eu nao entendia bem o que era o "Balanço" que os lojistas tanto faziam na transição de um ano para o outro. Depois de um tempo, eu aprendi o que é um balanço comercial e até acho curioso: é uma época em que a lojas fecham para contabilizar todo seu processo e ver se conseguiram bastante lucro ou se estão no prejuízo,bem como param com o intuito de ver quanto de mercadoria possuem e tal; e o engraçado é que os trabalhadores sempre saem perdendo nos balanços. Se a loja tem lucro, em sua grande maioria, os trabalhadores não têm participação nos lucros e se a loja tem prejuízo já é certo que o primeiro corte para recuperação será a cabeça dos trabalhadores. As épocas de "fechado para balanço" são épocas tenebrosas para quem trabalha nos estabecimentos, também são épocas incovenientes para os tadinhos dos consumidores que nao podem consumir na sociedade de consumo. Enfim, depois que compreendi um pouco desse processo, percebi que, apesar dos pesares, quando um estabelecimento fecha para balanço ele pára de produzir algo no mundo desenfreado da produção e isso poderia até ser um aspecto positivo se tanta gente que trabalha no local nao se prejudicasse por isso. Se eu tivesse uma loja e fosse fechar para balanço, faria algo diferente. Tentaria fazer algo mais revolucionário e incoveniente que o próprio termo "Fechado para Balanço" me permite.

Eu colocaria uma plaquinha simpática escrita da seguinte forma : "Senhoras e senhores clientes, desculpem o incoveniente, mas só por hoje estamos fechados para balanço e em breve retornaremos mais renovados. Grato pela compreensão" e colocaria a seguinte foto do início desta postagem para simbolizar que realmente fechamos para balanço e, desta forma, subverteria um pouco a ordem das coisas sendo bem literal! Você já fechou para balanço nessas férias?

sábado, 2 de janeiro de 2010

Do Retorno e da Perda de Alguns Referenciais

Ora, ora caros leitores deste abandonado blog...
É bem verdade que andei ausente deste espaço de escrita e expressão de idéias quase sempre inúteis, contudo resolvi voltar! Resolvi voltar porque os leitores do diegopédia (por mais que de pra contar na mão quantos são) não podem ficar sem aquela reflexão impertinente, sem aquela opinião inconveniente e sem aquela besteira sem nenhum propósito produtivo, afinal já se produz tanta coisa com sentido nesta sociedade de consumo; quem sabe, falando um pouco de bobagens eu nao faça parte de alguma subversão!

Enfim, mas quero lhes falar de uma fenômeno que vem me chamando atenção de um modo particular: a perda de referenciais na modernidade mais que tardia. Se um sujeito, minimamente atento, olhar ao seu redor sentirá falta de alguns ícones que se foram há pouco tempo e que fizeram parte de nossas vidas de forma marcante! Cito exemplos básicos: um belo dia acordo e recebo a notícia que Dercy Golçalves tinha morrido! Como assim, Dercy faleceu? Dercy era imortal! Se Dercy morreu, sinto, então, minha finitude mais próxima. Da mesma forma súbita morreram Francismo Milani (tolerância zero!), Rogério Cardoso (Grande Família e muitos outros clássicos), Raul Cortez (ele morria? Pensei que era tipo o Tarcísio Meira, não morria!)Achando pouco, mataram o Michael!!! Como assim, o Michael Jackson morreu, minha gente? O grande referencial do popismo, o único homem que mudou de cor, que andava para trás e gostava das criancinhas, morreu? Ainda tenho dificulades para entender, mas dizem que ele não morreu, assim como Cazuza, Fredy Mercury e Elvis Presley. Todo mundo sabe que é mentira (vejo os caras quase todo fim de semana tocando num barzinho e é igualzinho, como podem ter morrido? Acho que escolheram um estilo de vida mais discreto)De repente, morre Leila Lopes!! Como assim? Ela, logo ela uma das capas da Playboy mais famosas, protagonista da globo em tempos pregressos e atual atriz de filmes artístico-eróticos, morreu? Sim. morreu é verdade! Eu já estava triste, quando mais que de repente morre Britany Murphy (como assim as patricinhas de Beverly Hills morrem?) e o mais escraboso de todos os acontecimentos: O LOMBARDI MORREU, MEU POVO!!!!! COMO ASSIM O LOMBARDI NAO ESTÁ MAIS ENTRE NÓS?????? É o fim dos tempos!!!
Ninguém acha estranho quando se muda de canal para o SBT e o Gugu não está lá? o que falta? Daqui a pouco a Madonna desaparece e o Faustão também!!! Algo de estranho anda acontecendo no mundo das fadas! O governo fala em acabar com o vestibular!!! Eu nao pensei em viver pra ver isso! Ninguém quis assinar o tratado do clima na Dinamarca e o mundo vai se inundar assim como previa o grande Gonzagão e a galera nao está nem ai!!! Não quero nem mencionar que Sandy e Júnior se separaram e causaram um congestionamento enorme da Washington Soares (em Fortaleza)no show da despedida. Ah! como esquecer? O Flamengo foi campeão brasileiro! Pensei que esse feudo fosse de propriedade do São Paulo! O Ceará Sporting Clube subiu para a primeira divisão (parabéns Ceará, muito embora eu lamente o Fortalea ter descido para a terceira divisão) O que falta acontecer? Só falta outro fato inusitado acontecer: o Corinthians ser campeão da Libertadores da América! Ah, não podemos esquecer que Record e Globo brigaram de um modo muito pitoresco!!!!Engraçado que isso não aparece nas retrospectivas de ambas as emissoras. Esses são apenas alguns fatos interessantes de que algo anda meio esquisito no planeta! Cuidado você também!