Reflexões de Mesa de Bar

A alcunha "Diegopédia" foi me dada pelo meu colega João Paulo Coêlho à época da faculdade por minha mania de emitir opinião sobre quase tudo que havia na face da terra. Este humilde Blog foi fundado em 2008 com propósitos lúdicos de opinião e hoje, ocupa em minha vida um espaço de compartilhamento de críticas e ideias em minha empreitada contra o pensamento e contra às ações elitistas tão comuns na nossa sociedade tupiniquim. E expressão "Esquerda Feijoada" criei por necessidade de diferenciar a proposta de esquerda que defendo em minha vida. Esta proposta é de uma esquerda com os trabalhadores, dos trabalhadores e para os trabalhadores. Aqui, refiro-me, em especial, aos trabalhadores do país inteiro que saem todos os dias dos mercados públicos, comem sua feijoada (autêntica comida brasileira criada pelos escravos) e saem para seus postos de trabalho lutar por mais um dia. Não milito por esquerdas de elite que vivem de discurso. Milito pela esquerda do povão, do trabalhador que não esquece que é trabalhador e que luta por uma sociedade mais justa com distribuição da riqueza. Eu milito pela "Esquerda Feijoada" e que pese na barriga das elites a digestão destas lutas!

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Retrospectiva 2014 - Um versão sobre o que aconteceu neste ano pelo meio do mundo.

Vamos à retrospectiva de 2014. Se você não lembra, Diego lembra para você. Meus críticos pediram e lembrarei alguns fatos que nem passaram na Globo.
01. Este ano começou com algumas tragédias urbanas anunciadas, com aqueles velhos deslizamentos de terra e enchentes que vem se repetindo e o poder público e a imprensa brasileira trata-os como se tragédias inesperadas fossem. Estas "tragédias" foram e sempre tem sido democráticas com ricos e pobres, sendo estes últimos os que focam a morar em albergues e nunca tem sua situação resolvida pelo poder público. E todo ano vejo aquelas correntes de solidariedade com forte apelo midiático a serem feitas. Cada um tire suas conclusões, mas a minha é bem simples: as cidades brasileiras precisam ser repensadas a sério e faz tempo para que "tragédias anunciadas" não ocorram de forma tão banalizada todo ano;
02. Muitas coisas caíram em 2014. Caiu torre, caiu viga do estádio do Corinthians (matando três operários, com declarações do presidente daquele clube dizendo que era isso mesmo), caiu o viaduto de BH (matando uma motorista de ônibus e até agora as responsabilidades estão rolando a passos lentos, bem lentos...);
03. Alguns aviões caíram em 2014. a Malaysia Air lines teve sua primeira grande tragédia com o Boeing 777 que mudou de rota abruptamente e foi cair no oceano índico por motivos até hoje desconhecidos. A segunda tragédia foi com outro Boeing 777 que desta vez caiu na Ucrânia, muito provavelmente atingido por um míssil do conflito Russia x Ucrânia (olhe que derrubar um 777 cheio de passageiros com míssil é um dos indícios do fim dos tempos). Recentemente, tivemos outra queda do Airbus A320 da AirAsia (Cia também da Malaysia Airlines) que sumiu do radar e deve ter caído do oceano sem possibilidades de sobreviventes. Ou seja, a avião da Malaysia passou por um ano bastante traumático. A aviação nacional passou pelo famoso episódio da queda do avião de Dudu Campos, acidente ocorrido em pleno período eleitoral.
04. Nem tudo caiu em 2014. Algumas coisas subiram, como a sonda da NASA que pousou ineditamente em um cometa e captou um som cabuloso extraterrestre. Nessas viagens espaciais, chegaram a anunciar que descobriram uma forma de vida rudimentar fora da terra (ainda em discussão). A NASA tenta provar algo que a população de Quixadá-CE sabe ha séculos: que existe vida fora da terra. Inclusive os ETs vivem passando férias em Quixadá e a NASA tentando sair da terra para achar os caras. Nunca entendi isso.
05. Você que não lembra, mas Satanás achando pouco, fez com que o Facebook comprasse o o Whatsapp em 2014 e condenando a humanidade inteira a nunca mais largar o celular! Ow maravilha! rsrs
06. Tenho que destacar o 2014. Indubitavelmente, foi o ano dos Direitos Humanos! Sé que não. Foi o ano da coroação das maiores violações de direitos humanos que pudemos ver ao vivo na TV. Houve jovem negro amarrado no poste com aquela imbecil da Sheerazaarde apoiando, houve várias mortes por homofobia (com a polícia relativizando os casos). O que dizer dos dois episódios de racismo declarado contra o goleiro Aranha protagonizados pela torcida do grêmio em coro no estádio? O que dizer das dezenas de mortes de jovens negros pelo pais, incluindo a morte do dançarino DG do programa esquenta da Regina Cazé, morto brutalmente pela PM e Regina abafou o caso até hoje? E o Bolsonaro que ameaçou de estupro a deputada Maria do Rosário por duas vezes no plenário? Mas há luta no meio disso tudo, pois o Conselho Regional de Psicologia do Paraná cassou o registro de psicóloga de Marisa Lobo (a "psicóloga cristã"). É inegável que Jean Wyllys, Marcelo Freixo e mais outra dezena de parlamentares (que vou ser injusto aqui por não citar todos os nomes) lutaram e estão lutando contra todo esse absurdo cotidiano estamos vendo no meio do mundo. Por fim, saiu o Relatório da Comissão da Verdade em 2014;
07. Em 2014, terminou o julgamento do Mensalão. Foi um festival de absurdos jurídicos protagonizados pelo "herói" nacional Joaquim Barbosa que quis fazer e fez do julgamento um palco político, em determinados momentos rasgando as leis desse pais para condenar a quem ele não tinha provas suficientes. Em 2014, pipocaram escândalos (trensalão de SP, Escândalos das vendas das estatais do pais na época do FHC, Escândalos na saúde com roubos bilionários em contratos com hospitais, prefeituras que apareciam todo domingo no Fantástico com roubos de recursos que a cidade mal se mantém e a famosa operação Lava Jato da Petrobrás). Alguns destes escândalos não serão apurados e outros serão na medida da conveniência política. A prova disso é que fizeram a maior zoada para abrir a CPI da Petrobras e quando notaram que a Política Federal descobriu que havia envolvidos do PT e do PSDB nos escândalos, mataram a CPI e entregaram um relatório que não denuncia ninguém (neste dia eu ri muito).
08. Em 2014, a NSA (agencia de espionagem cibernética dos EUA continuou invadindo celulares pelo mundo todo), inclusive de presidentes. O mais curioso, foi que rackers roubaram fotos peladas da Carolina Dieckman e vazaram na internet e ela mobilizou a polícia, o ministério público, a Globo e o escambal e a galera foi presa em duas semanas. O looby foi tão grande que apressaram a tramitação do Marco Civil da Internet (emperrada há anos no congresso) e chegou rapidinho para Dilma sancionar. A globo e os deputados batizaram a Lei do marco Civil da Internet de "lei Carolina Dieckman". Agora me diga se eu aguento essa galera?
09. Em 2014, Pepe Mujica teve seu ultimo ano de mandato presidencial e deixou para o mundo vários recados importantes. Legalizou a maconha, regulamentou o aborto e mais uma porção de medidas e declarações desconcertantes para o mundo. Obrigado Pepe!
10. Em 2014, muita gente conhecida e importante morreu. Vamos à lista:
o cantor NELSON NED, o cineasta EDUARDO COUTINHO, o ator malvado de holywood PHILIP SEYMOUR HOFFMAN, o ator PAULO GOULART, o humorista da praça é nossa CANARINHO, ator e mil coisas JOSÉ WILKER, o escritor e mil coisas GABRIEL GARCIA MARQUES, o locutor esportivo e mio coisas LUCIANO DO VALLE , a MÃE DINÁH (sim ela morreu este ano), o cantor JAIR RODRIGUES, o medico do esporte e comentarista OSMAR DE OLIVEIRA, o jogador do internacional de porto alegre FERNANDÃO, o ator e mil coisas ROBIN WILLIANS, precisa falar do Ariano Suassuna? o político EDUARDO CAMPOS, e o gênio ROBERTO BOLAÑOS!

segue o link para caso você não lembre de alguns deles:

11. Em 2014 TEVE COPA DO MUNDO ! (ao contrário do que muitos diziam) e teve GOOOOOOOL DA ALEMANHA! E o futebol brasileiro continua cheio de dirigentes corruptos e ninguém fala nada. O meu time do coração, o Fortaleza Esporte Clube, amarga já cinco anos na terceira divisão e eu sigo acreditando...
12. Em 2014, as trabalhadoras e os trabalhadores domésticos conquistaram o direito de ter sua carteira de trabalho assinada e ter todos os direitos previstos da CLT! Mas, em 2014, aumentaram a quantidade de terceirizações e precarizações de trabalhadores pelo país. O estado do Ceará, então, nem se fala. Pipocaram OS, OSCIP, EBSERH, Fundação disso e daquilo, contratos de trabalho e salários cada vez mais vergonhosos, mas o governo tem comemorado (com sua lógica de ver o mundo) o desemprego mais baixo da história, girando os 5%. Os postos de trabalho aumentaram, mas são postos de trabalho mal remunerados e precários. Nunca houve tantos postos de trabalho análogos à escravidão (Renner, C&A que o digam). Decidam vocês o que deve ser comemorado. Deputados, senadores e vereadores pelo país reajustaram seus salários e benefícios mais uma vez sem consultar a sociedade. O judiciário reajusta seus vencimentos e auxílios também. O governo aperta a concessão de seguro desemprego e outros direitos trabalhistas para economizar e no apagar das luzes do ano aumenta o salário mínimo em cerca de 8%, ficando agora R$788 reais.
13. Em 2014, houve eleições presidenciais e estaduais. Eu votei no Mauro Iasi (PCB) no primeiro turno. No segundo fiz campanha acirrada para Dilma Roussef por veto em Aecio Neves e briguei com meio mundo. Dilma se reelegeu e até o presente momento observo que a presidente não entendeu o recado das ruas, nem das urnas. Farei o que disse que eu ia fazer. No dia seguinte, fazer oposição qualificada, pois a atual conjuntura não me permite dúvidas que o PT já deixou de ser dos trabalhadores há tempos, e Dilma está botando a pá de cal nos suspiros de esquerda que o PT ainda tenta fazer. Também ganhamos de presente o congresso nacional mais reacionário e conservador de todos os tempos. Previsões catastróficas a parte, 2015 não será fácil politicamente.
14. Em 2014, ocorreram coisas importantíssimas que talvez não mudem muito o mundo: Xuxa foi demitida da rede Globo com uma generosa indenização. O Orkut acabou.
15. Em 2014, não foram os santificados pelo Papa Francisco que entraram para a história, mas sim outro tipo de divindade: os JUIZES brasileiros!
16. Em 2014, houve muitos protestos (com mortes inclusive daqueles que cobriam os protestos e daqueles que protestavam). Nunca ficou tão evidente que nossa polícia não sabe o que faz e que é urgente a desmilitarização da PM. Que sigamos protestando por um mundo melhor, mesmo sendo criminalizado por isto, mesmo apanhando por isto. Lutar é um direito nas democracias.
17. Por fim, 2014 (por razões que ainda preciso refletir), EUA e Cuba estão reatando lações após 53 anos.
Um grande abraço meu povo. Um 2015 excelente e de luta para todos nós e vamo simbora!!!

Nenhum comentário: