Reflexões de Mesa de Bar

A alcunha "Diegopédia" foi me dada pelo meu colega João Paulo Coêlho à época da faculdade por minha mania de emitir opinião sobre quase tudo que havia na face da terra. Este humilde Blog foi fundado em 2008 com propósitos lúdicos de opinião e hoje, ocupa em minha vida um espaço de compartilhamento de críticas e ideias em minha empreitada contra o pensamento e contra às ações elitistas tão comuns na nossa sociedade tupiniquim. E expressão "Esquerda Feijoada" criei por necessidade de diferenciar a proposta de esquerda que defendo em minha vida. Esta proposta é de uma esquerda com os trabalhadores, dos trabalhadores e para os trabalhadores. Aqui, refiro-me, em especial, aos trabalhadores do país inteiro que saem todos os dias dos mercados públicos, comem sua feijoada (autêntica comida brasileira criada pelos escravos) e saem para seus postos de trabalho lutar por mais um dia. Não milito por esquerdas de elite que vivem de discurso. Milito pela esquerda do povão, do trabalhador que não esquece que é trabalhador e que luta por uma sociedade mais justa com distribuição da riqueza. Eu milito pela "Esquerda Feijoada" e que pese na barriga das elites a digestão destas lutas!

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Fim de ano é tempo de avaliações: alguns elementos apresentados pelo presidente do Uruguai, Mujica na Rio + 20 (Brasil)

Caros leitores deste humilde Blog de Esquerda.

Segue o discurso do Presidente do Uruguai, Pepe Mujica, proferido na Rio + 20 (Brasil) em que o referido presidente traz uma excelente reflexão apropriada em qualquer época do ano e em especial nestes tempos de final de ano (tempos de avaliações). Mujica fala a respeito do nosso modelo de "desenvolvimento" que nos distancia cada vez mais daquilo que deveríamos ser uns com os outros: felizes.

Esta é a mensagem de fim de ano do Blog aos seus leitores. Que possamos refletir para de fato fazermos um mundo melhor de se viver no cotidiano. O Espírito natalino e de festas de fim de ano em si não representam o pensamento do autor deste Blog, mas este mesmo autor reconhece que o final de cada ano e sim um período de avaliação de tudo que vivemos e temos feito. Pois que avaliemos! E que avaliemos bem fundamentados.

Como vocês, caros leitores, Pepe Mujica (com legendas em dois idiomas). Assistam e tirem suas conclusões.

Uma abraço, boas festas e até breve!

Diego Mendonça Viana


Nenhum comentário: