Caros leitores do Blog Diegopédia, reproduzo abaixo o texto o conteúdo de um texto de autoria do pensador notável Darcy Ribeiro. Este fragmento de texto do Darcy (que faz parte de sua obra O Povo Brasileiro), encontrei em um livro-texto sobre um curso de impactos da violência no campo da saúde que estou a estudar e considerei as reflexões do referido sociólogo brasileiro de extrema relevância e revolvi compartilhar com os interessados. Segue o texto:
"Todos os brasileiros somos carne da carne daqueles pretos e índios supliciados. Todos nós brasileiros somos, por igual, a mão possessa que os suplicou. A doçura mais terna e a crueldade mais atroz aqui se conjugaram para fazer de nós a gente sofrida que somos. Descendentes de escravos e de senhores de escravos seremos sempre servos da malignidade destilada e instalada em nós, tanto pelo sentimento da dor intencionalmente produzida para doer mais, quanto pelo exercício da brutalidade sobre os homens, sobre as mulheres, sobre as crianças convertidas em pasto de nossa fúria.
A mais terrível de nossas heranças é esta de levar sempre conosco a cicatriz de torturador impressa na alma e pronta a explodir na brutalidade racista e classista. Ela é que incandesce, ainda hoje, em tanta autoridade brasileira predisposta a torturar, serviciar e machucar os pobres que lhes caem às mãos. Ela, porém, provocando crescente indignação nos dará forças, amanhã, para conter os possessos e criar aqui uma sociedade solidária". (p 120)
Darcy Ribeiro (O Povo Brasileiro, 1995).
Nenhum comentário:
Postar um comentário