Reflexões de Mesa de Bar

A alcunha "Diegopédia" foi me dada pelo meu colega João Paulo Coêlho à época da faculdade por minha mania de emitir opinião sobre quase tudo que havia na face da terra. Este humilde Blog foi fundado em 2008 com propósitos lúdicos de opinião e hoje, ocupa em minha vida um espaço de compartilhamento de críticas e ideias em minha empreitada contra o pensamento e contra às ações elitistas tão comuns na nossa sociedade tupiniquim. E expressão "Esquerda Feijoada" criei por necessidade de diferenciar a proposta de esquerda que defendo em minha vida. Esta proposta é de uma esquerda com os trabalhadores, dos trabalhadores e para os trabalhadores. Aqui, refiro-me, em especial, aos trabalhadores do país inteiro que saem todos os dias dos mercados públicos, comem sua feijoada (autêntica comida brasileira criada pelos escravos) e saem para seus postos de trabalho lutar por mais um dia. Não milito por esquerdas de elite que vivem de discurso. Milito pela esquerda do povão, do trabalhador que não esquece que é trabalhador e que luta por uma sociedade mais justa com distribuição da riqueza. Eu milito pela "Esquerda Feijoada" e que pese na barriga das elites a digestão destas lutas!

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Do Mais Novo Retorno Deste Blog e um Breve resgate Histórico e Político da Função Deste Espaço.

Caros leitores antigos e novos deste Blog, meus saudosos abraços! Para os que não sabem, este Blog (minha primeira iniciativa de publicização de ideias organizadas), foi criado em 2008 com o intuito claro de partilhar algumas coisas sérias e outras nem tão sérias assim. O humor sempre foi o tom das publicações deste espaço e creio que assim será enquanto eu puder escrever neste Blog. Eu, particularmente, não consigo escrever sem o aquele tom de ironia e sarcasmo necessários para deixar claro as críticas que acredito, sempre prezando pela honestidade dos argumentos aqui colocados, bem como prezando pela responsabilidade de tudo aquilo que escrevo, defendo e publico. Não sou jornalista de formação, mas creio que, quem escreve, tem obrigação ética de verificar fontes, averiguar informações para emitir uma opinião de qualidade e responsável.

Tenho escrito, também, outro Blog de muito gosto chamado Diários de Cuba (também aqui pelo blogspot) e tem sido um desafio escrever no referido Blog sobre a ilha comunista do caribe (que trato de saúde, de política e de outros assuntos importantes para a esquerda e para a sociedade de acordo com o meu julgamento, claro). O endereço do outro Blog é www.diariosdecuba.blogspot.com para os interessados.

O fato é que este Blog, o precursor desta minha atividade de escrever publicamente, muito antes do Facebook (que também é um espaço que escrevo bastante), Twitter e outras redes sociais, andava meio esquecido de minha parte e de meus poucos leitores. Aliás, a experiência do Blog Diários de Cuba me fez rever meus conceitos sobre o alcance do que escrevo. Por incrível que pareça, alguns vários leitores de diversos país leem essas coisas que escrevo e, sinceramente, sequer considero que escrevo algo tão importante assim. Neste sentido, neste momento, percebi que era importante voltar a escrever no Blog Diegopédia, mas desta vez (já que não é a primeira vez que volto a escrever neste Blog desde 2008) com nova roupagem e nova "linha editorial". Diferentemente de quando comecei a escrever aqui (na época eu era um sujeito de esquerda moderada), hoje sou um sujeito de esquerda bem mais radical, especificamente um sujeito comunista. Portanto, com posturas mais severas e, além da severidade, não esqueci da amorosidade como bem nos ensinou Paulo Freire.

E com base nestas novas e antigas motivações voltarei a escrever, a publicar e alimentar este Blog. Em razão da honestidade histórica e literária, deixarei na íntegra as postagens antigas, até para o leitor mais atento perceber as mudanças do estilo de redação de 2008 para cá. Aterei-me, apenas, a correção de português dos textos antigos, pois acho que textos bem escritos é o mínimo que temos que fazer ao comunicar ideias, Por vezes, deixamos passar alguns erros e eles devem ser corrigidos.

Sejam todas e todos bem vindas e bem vindos ao novo Diegopédia, com roupagem vermelha (muito mais bonita) e com conteúdo crítico, na medida do possível engraçado e sempre aberto às discussões!

Abraços

Diego Mendonça Viana

Nenhum comentário: