Reflexões de Mesa de Bar

A alcunha "Diegopédia" foi me dada pelo meu colega João Paulo Coêlho à época da faculdade por minha mania de emitir opinião sobre quase tudo que havia na face da terra. Este humilde Blog foi fundado em 2008 com propósitos lúdicos de opinião e hoje, ocupa em minha vida um espaço de compartilhamento de críticas e ideias em minha empreitada contra o pensamento e contra às ações elitistas tão comuns na nossa sociedade tupiniquim. E expressão "Esquerda Feijoada" criei por necessidade de diferenciar a proposta de esquerda que defendo em minha vida. Esta proposta é de uma esquerda com os trabalhadores, dos trabalhadores e para os trabalhadores. Aqui, refiro-me, em especial, aos trabalhadores do país inteiro que saem todos os dias dos mercados públicos, comem sua feijoada (autêntica comida brasileira criada pelos escravos) e saem para seus postos de trabalho lutar por mais um dia. Não milito por esquerdas de elite que vivem de discurso. Milito pela esquerda do povão, do trabalhador que não esquece que é trabalhador e que luta por uma sociedade mais justa com distribuição da riqueza. Eu milito pela "Esquerda Feijoada" e que pese na barriga das elites a digestão destas lutas!

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Em Fortaleza, a passagem de ônibus vai aumentar! Eles não desistem, amigos!


Certamente morar em Fortaleza é garantia de riso certo para a população: seja porque aqui, supostamente, é a terra do humor, ou seja, porque o que acontece nessa cidade só é possível compreender por meio de uma sonora gargalhada. Ora, vivemos em uma cidade em que terminais de integração foram criados sem corredores exclusivos para ônibus, em que o trânsito está ficando tão confuso que por vezes me sinto como se estivesse Índia, sem falar da recente polêmica sobre de quem é a responsabilidade dos buracos da cidade. Certamente, essa cidade é um celeiro de coisas marmotosas (gambiarras existenciais e de urbanismo como já falei em posts anteriores como esse aqui), principalmente em se tratando de mobilidade urbana. Os fatos citados acima são apenas uma amostra. Em meio a tudo isso, os empresários alegam: os custos com os transportes públicos estão ficando muito altos! Tem que aumentar essa passagem! É a "mais barata do Brasil" (para orgulho da plataforma política da prefeitura). Ah, evidentemente que os custos estão aumentando! Agora com a questão política da Líbia é que vai lascar tudo mesmo! Decidiu-se aumentar em R$0,20 a passagem (e se criam uma série de "benefícios" estranhos como hora social, integração temporal, tarifa social e outras coisas...). Vamos falar destes "benefícios". Alguém consegue diminuir seu tempo de deslocamento utilizando a integração temporal (programa que permite que você pegue mais de um ônibus com apenas uma passagem em um dado intervalo de tempo)? Esse artifício foi criado para tentar reduzir a "cagada" (perdão ao leitor pela expressão, mas creio que ela é pertinente nesse momento) urbana que são os terminais de integração. Terminais em que se gasta até três vezes mais tempo para se chegar ao destino final. Criou-se a integração temporal, mas não se vê quase ninguém usando. Provavelmente porque pouca gente sabe usar esse sistema e não se vê campanhas de educação sobre essa questão. Criou-se a tarifa social aos domingos. Curioso, pois eu só posso usufruir dessa tarifa aos domingos até por volta das 22H. Por que será? Se você achar um ônibus depois das 22H considere-se um sortudo! Isso vale para a semana também. Quem precisa sair tarde do trabalho ou anda tarde da noite na cidade não tem muita opção de transporte! Concluo, então, que a integração temporal e a tarifa social têm um alcance bem limitado. Não estou dizendo que tais iniciativas não ajudem muitas pessoas, no entanto aumento de passagem alcança muita gente, mas em relação a essas duas iniciativas não posso dizer o mesmo. Agora tem a hora social (que, claro, é fora do horário do mal - aquele horário que todo mundo sai do trabalho). Mais uma alternativa de "melhora de mentirinha".

Sabe o que eu considero engraçado? Eles não desistem! Quando falo Eles me refiro à música 3ª do Plural da banda Engenheiros do Hawaii, aquela que diz que "Eles ganham a corrida antes mesmo da chegada". Eles aumentam a passagem, mas o serviço não melhora. Continua do mesmo jeito ou piora. Para Eles, não terem prejuízo com uma concessão de serviço público vale tudo. A prefeitura faz sua parte, os empresários fazem sua parte e eu, na minha bicicleta, continuo rindo, "achando graça" (pra não ficar triste é bem verdade, pois Eles não vão roubar de mim uma lágrima sequer).

Nenhum comentário: